altmarius

cultură şi spiritualitate

Portas de Ródão: como se formou este famoso monumento natural?

É na Vila Velha de Ródão que encontramos uma referência incontornável e deslumbrante da natureza.

PUBLICADO 3/01/2022, 17:09
Portas de Ródão

As Portas de Ródão são uma presença imponente no rio Tejo e uma passagem para a biodiversidade.

FOTOGRAFIA POR

A alguns quilómetros da fronteira entre Portugal e Espanha, um estrangulamento no curso da água com 45 metros de largura deu origem às Portas de Ródão, que penetram o rio Tejo. É uma ocorrência geológica natural que abrange as duas margens do Tejo e os concelhos de Vila Velha de Ródão e Nisa.

Esta referência incontornável na paisagem sobre o Tejo situa-se na crista quartzítica da Serra do Perdigão, cujo local serve de habitat para a maior colónia de grifos do país, sendo um lugar privilegiado para pesquisa de fauna e avifauna. Aqui podem ser observadas 116 espécies de aves, muitas delas consideradas em vias de extinção e algumas raras, tais como a cegonha-preta, milhafre real, abutre-preto ou a águia perdigueira.

A formação das Portas de Ródão

As enormes rochas que parecem erguer-se simulando as portas que guardam o rio e a vila, estão na origem do nome Portas de Ródão. A zona rochosa resulta da interseção do relevo da serra das Talhadas é formada por duas paredes escarpadas, com uma altura de 170 metros. Uma das portas encontra-se mais a norte, no concelho de Vila Velha de Ródão e, a outra, no estreitamento do rio, no concelho de Nisa.

Este fenómeno geológico é o resultado de 2.5 milhões de anos de erosão, visíveis aos olhos mais experientes e mais evidente na margem direita, o que faz com que o local tenha sido considerado Monumento Natural, em 2009. É ainda possível apreciar toda a zona envolvente, em segurança, a partir de um miradouro disponível no local.

As paisagens naturais deslumbrantes, repleta de recursos naturais, são atrativos para várias espécies de fauna e flora. Nas suas encostas observa-se urze, alecrim, giesta e cedro, e são a casa de várias espécies ameaçadas. As Portas de Ródão são ainda um dos monumentos naturais do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional e um ponto obrigatório para os amantes da observação de aves.


A lenda do Rei Wamba rodeia as Portas de Ródão

Sendo as Portas de Ródão um lugar mítico, não podia deixar de ter um conto que distingue a sua história e outorga contornos especialmente ricos, que despertam a curiosidade dos transeuntes. Assim, reza a lenda que, em tempos, o rei Wamba, o Rei Visigodo da Hispânia, viveu nesta região durante o seu reinado que durou entre 672 e 680, numa vida marcada pelo persistente combate aos Mouros.

A lenda conta que a esposa do rei Wamba acabou por se apaixonar pelo rei mouro e, para viver o amor correspondido, o rei mouro tentou raptá-la, escavando um túnel que passaria por baixo do Tejo. Acontece que os cálculos não foram bem analisados e o buraco do túnel saiu ao nível das águas.

Assim que o buraco e a intenção foram descobertos, o rei Wamba brindou o arqui-inimigo com a sua esposa, de uma forma um tanto dantesca. Atou a esposa à mó de um moinho e fê-la girar pelas encostas até ao rio Tejo. Da lenda para os factos, quando visitar a região poderá constatar que nos locais por onde a mó com a esposa do rei Wamba passou, nunca nasceu nenhuma vegetação.

Do passado ao presente, é ainda possível observar que o que foi outrora o castelo do rei Wamba, no topo da porta norte, é hoje uma pequena vigia, recuperada nos últimos anos, e que serve de ponto de observação das aves e da paisagem.

Área protegida e habitat para a maior colónia de grifos do país

A região das Portas de Ródão estende-se por 965 hectares, caracterizados por um património natural e histórico incalculável. As aves são um dos maiores atrativos para os visitantes e é nesta área protegida que habita a maior colónia de grifos do território nacional. Além disso, nos vales mais encaixados, com formações vegetais mais densas e de grande diversidade, encontram-se ainda diferentes espécies de avifauna e mamíferos.

Esta zona está classificada como Rede Natura 2000 e nela encontram-se várias espécies autóctones, como é o caso do medronheiro (Arbutus unedo) e do zimbro (Juniperus oxycedrus), sendo que este último constitui o habitat prioritário mais meridional na Península Ibérica de florestas endémicas de zimbros.

Os diferentes usos do solo da região resultaram na atração de várias espécies de fauna e flora. O zimbro, por exemplo, foi particularmente relevante para a classificação da zona, enquanto a espécie terá tido a sua grande expansão há vários milhões de anos. A sua importância fez nascer um projeto de restauro de habitat e prevenção natural contra incêndios.

Outra planta característica é a Andryala ragusina L., considerada em perigo. De comum temos a murta (Myrtus communis), a aroeira (Pistacia lentiscus) ou o carrasco (Quercus coccifera), além do medronheiro já referido.

No que respeita à fauna, podemos referir que as aves são um verdadeiro ex-libris da região, onde das espécies identificadas, muitas são consideradas em vias de extinção e outras raras. É nos olivais, matagais e escarpas rochosas que também se pode observar a presença de um número assinalável e diversificado de outras espécies de animais.

Nas Portas de Ródão é possível, ainda, observar diferentes animais selvagens, tais como o javali (Sus scrofa), o veado (Cervus elaphus) ou o saca-rabos (Herpestes ichneumon) e, de barco, a lontra (Lutra lutra). No rio avistavam-se ainda algumas espécies migratórias, tais como a lampreia, o sável, o muge e a enguia, agora desaparecidas devido à construção das barragens ao longo do curso do rio. A cara e o achigã foram introduzidos e o peixe-gato-europeu e o lagostim-vermelho-da-luisiana são considerados espécies invasoras.

A região pitoresca

Se vai de visita às Portas de Ródão, não pode deixar de visitar outros locais de valores históricos, culturais e gastronómicos tão típicos da região. Pode visitar o Castelo de Ródão ou do Rei Wamba, o templo da nossa Senhora do Castelo e o miradouro, atravessar as Portas de Ródão para ambos os lados e estender a viagem ao passado.

Visite o Centro de Interpretação de Arte Rupestre do Vale do Tejo, um dos mais importantes conjuntos de arte pós-paleolítico da Europa, onde encontra a maior concentração de gravuras rupestres pré-históricas da Península Ibérica, visite o Conhal do Arneiro, onde é indispensável subir a um dos seus gigantescos montes de seixos, e viaje até à mineração de ouro, durante o período de ocupação romana.

Apanhe um barco no cais fluvial de Vila Velha de Ródão e atravesse as portas agora pelo rio. Zonas como a Foz do Cobrão e as Portas do Almourão, no rio Ocreza, são outras áreas pitorescas da região.

Vizualizări: 4

Adaugă un comentariu

Pentru a putea adăuga comentarii trebuie să fii membru al altmarius !

Alătură-te reţelei altmarius

STATISTICI

Free counters!
Din 15 iunie 2009

209 state 

(ultimul: Eswatini)

Numar de steaguri: 273

Record vizitatori:    8,782 (3.04.2011)

Record clickuri:

 16,676 (3.04.2011)

Steaguri lipsa: 33

1 stat are peste 700,000 clickuri (Romania)

1 stat are peste 100.000 clickuri (USA)

1 stat are peste 50,000 clickuri (Moldova)

2 state au peste 20,000  clickuri (Italia,  Germania)

4 state are peste 10.000 clickuri (Franta, UngariaSpania,, Marea Britanie,)

6 state au peste 5.000 clickuri (Olanda, Belgia,  Canada,  )

10 state au peste 1,000 clickuri (Polonia, Rusia,  Australia, IrlandaIsraelGreciaElvetia ,  Brazilia, Suedia, Austria)

50 state au peste 100 clickuri

20 state au un click

Website seo score
Powered by WebStatsDomain

DE URMĂRIT

1.EDITURA HOFFMAN

https://www.editurahoffman.ro/

2. EDITURA ISTROS

https://www.muzeulbrailei.ro/editura-istros/

3.EDITURA UNIVERSITATII CUZA - IASI

https://www.editura.uaic.ro/produse/editura/ultimele-aparitii/1

4.ANTICARIAT UNU

https://www.anticariat-unu.ro/wishlist

5. PRINTRE CARTI

http://www.printrecarti.ro/

6. ANTICARIAT ALBERT

http://anticariatalbert.com/

7. ANTICARIAT ODIN 

http://anticariat-odin.ro/

8. TARGUL CARTII

http://www.targulcartii.ro/

9. ANTICARIAT PLUS

http://www.anticariatplus.ro/

10. LIBRĂRIILE:NET

https://www.librariileonline.ro/carti/literatura--i1678?filtru=2-452

11. LIBRĂRIE: NET

https://www.librarie.net/cautare-rezultate.php?&page=2&t=opere+fundamentale&sort=top

12.CONTRAMUNDUM

https://contramundum.ro/cart/

13. ANTICARIATUL NOU

http://www.anticariatulnou.ro

14. ANTICARIAT NOU

https://anticariatnou.wordpress.com/

15.OKAZII

https://www.okazii.ro/cart?step=0&tr_buyerid=6092150

16. ANTIKVARIUM.RO

http://antikvarium.ro

17.ANTIKVARIUS.RO

https://www.antikvarius.ro/

18. ANTICARIAT URSU

https://anticariat-ursu.ro/index.php?route=common/home

19.EDITURA TEORA - UNIVERSITAS

http://www.teora.ro/cgi-bin/teora/romania/mbshop.cgi?database=09&action=view_product&productID=%20889&category=01

20. EDITURA SPANDUGINO

https://edituraspandugino.ro/

21. FILATELIE

 http://www.romaniastamps.com/

22 MAX

http://romanianstampnews.blogspot.com

23.LIBREX

https://www.librex.ro/search/editura+polirom/?q=editura+polirom

24. LIBMAG

https://www.libmag.ro/carti-la-preturi-sub-10-lei/filtre/edituri/polirom/

25. LIBRIS

https://www.libris.ro/account/myWishlist

26. MAGIA MUNTELUI

http://magiamuntelui.blogspot.com

27. RAZVAN CODRESCU
http://razvan-codrescu.blogspot.ro/

28.RADIO ARHIVE

https://www.facebook.com/RadioArhive/

29.IDEEA EUROPEANĂ

https://www.ideeaeuropeana.ro/colectie/opere-fundamentale/

30. SA NU UITAM

http://sanuuitam.blogspot.ro/

31. CERTITUDINEA

www.certitudinea.com

32. F.N.S.A

https://www.fnsa.ro/products/4546-dimitrie_cantemir_despre_numele_moldaviei.html

Anunturi

Licenţa Creative Commons Această retea este pusă la dispoziţie sub Licenţa Atribuire-Necomercial-FărăModificări 3.0 România Creativ

Note

Hoffman - Jurnalul cărților esențiale

1. Radu Sorescu -  Petre Tutea. Viata si opera

2. Zaharia Stancu  - Jocul cu moartea

3. Mihail Sebastian - Orasul cu salcimi

4. Ioan Slavici - Inchisorile mele

5. Gib Mihaescu -  Donna Alba

6. Liviu Rebreanu - Ion

7. Cella Serghi - Pinza de paianjen

8. Zaharia Stancu -  Descult

9. Henriette Yvonne Stahl - Intre zi si noapte

10.Mihail Sebastian - De doua mii de ani

11. George Calinescu Cartea nuntii

12. Cella Serghi Pe firul de paianjen…

Continuare

Creat de altmariusclassic Dec 23, 2020 at 11:45am. Actualizat ultima dată de altmariusclassic Ian 24, 2021.

© 2024   Created by altmarius.   Oferit de

Embleme  |  Raportare eroare  |  Termeni de utilizare a serviciilor